A captação e atualização de base é um dos pontos mais importantes para aumentar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing e, consequentemente, aumentar as vendas do seu site. Impactar novos usuários aumenta as taxas de engajamento e traz mais resultados.
Quando olhamos para o produto ou serviço de uma empresa, é fácil mensurar a importância de ter usuários novos na base de e-mail marketing. Um e-commerce do segmento de alimentação, por exemplo, pode trabalhar com a mesma base várias vezes e conseguir ter uma performance boa e regular, já que o produto tem um tempo de recompra muito baixo. Porém, um site que vende móveis, por exemplo, ou algum produto com um tempo de recompra muito alto, não terá o mesmo desempenho se manter a base sem atualização constante.
No entanto, mesmo as empresas cujo período de recompra é baixo, precisam investir na manutenção da base, uma vez que mandar muitos e-mails para um único usuário, pode cansá-lo e impactar diretamente as suas taxas de abertura e descadastro, prejudicando a entregabilidade dos seus e-mails.
O ideal é aumentar cada vez mais a base, porém sem perder qualidade. Por isso sugerimos abaixo alguns formatos de captação de base qualificada para seu negócio:
Site – Lightbox
É um dos formatos com maior retorno de leads, uma vez que todas as pessoas que entram no site são impactadas.
O número de pessoas que se cadastram no lightbox varia bastante de acordo com a arte, os campos solicitados na hora do cadastro e o que é dado de vantagem ou desconto para o usuário caso ele se cadastre. Mas a média de mercado é de 2% das pessoas que entram no site, assim, podemos ter uma projeção de aumento de base mensal com esse tipo de captação.
Site – Box de Cadastro
Esse formato tem uma perfomance baixa em relação ao lightbox, mas é fundamental para captar aqueles usuários que não se cadastraram no lightbox, mas que resolveram fazer isso depois. É importante que esse box esteja em todas as páginas do site, facilitando o acesso ao cadastro do usuário.
A posição que ele será inserido no site também precisa ser levada em consideração, quanto mais destaque, melhor, pois cada lead que for captado, pode gerar retorno por muito tempo.
Facebook – Aba de cadastro
Muitos e-commerces não utilizam esse método, pois normalmente quem é responsável pelas redes sociais não é a mesma pessoa que cuida de e-mail marketing, porém, o resultado desse tipo de ação é surpreendente.
A criação dessa aba é extremamente simples, além de permitir a inserção de qualquer tipo de campo no formulário para a identificação das características e gostos dos seus clientes. Para otimizar essa ação, é possível criar posts impulsionados (pagos) para atingir um público maior e ter melhores retornos.
IMPORTANTE: Fornecer descontos muito agressivos nesse tipo de abordagem é perigoso, pois não é possível prever a quantidade final de usuários que serão impactados caso o post viralize.
Google Adwords – Sitelinks
É a forma que exige maior estudo de todas. Consiste na criação de sitelinks relacionados as principais buscas que sua marca tem em buscadores. Google CPC por exemplo.
Esse sitelink redirecionaria o usuário para uma Landing Page, solicitando as informações de cadastro e depois disso para a Home do site.
Antes da implementação, é necessário ver em quais campanhas de busca esse sitelink vai aparecer, já que cada clique nele será pago. Depois disso avaliar qual a porcentagem dos usuários que clicam no link, acabam realmente se cadastrando e ver quanto esse usuário dá de retorno a longo prazo para seu e-commerce (analisando o ticket médio e taxa de conversão). Só assim é possível identificar se é valido ou não manter a aplicação desse recurso para sua loja virtual.
OFFLINE – Central de Antendimento
Se sua loja possui um atendimento por telefone aos clientes, solicite aos atendentes que sempre façam um cadastro completo do usuário quando for feito o contato. É importantíssimo que seja feita a pergunta: Você gostaria de receber nosso conteúdo por e-mail? Para que esse usuário se torne opt-in e você não sofra problemas de reclamações posteriores.
OFFLINE – Lojas fisicas
É o mesmo princípio da central de atendimento. Oriente seus funcionários a questionarem seus usuários se desejam receber ofertas e novidades por e-mail ou, até mesmo, a instalação de totens ou tablets já com formulário de cadastro na própria fila de caixa. Esse método funciona muito bem em lojas que são fortes Offline.
IMPORTANTE: Nos dois formatos offline, é necessária uma limpeza constante da base, pois os erros de sintaxe podem ser elevados caso o preenchimento dos formulários não seja feito diretamente pelo usuário.
Compra de base
Não faça isso!
Por mais que pareça maravilhoso pagar uma quantia e receber milhares de e-mails para sua base, essa técnica é muito ruim, pois os e-mails obtidos não são opt-in e muitas vezes nem conhecem sua marca ou serviço, o que torna a taxa de report spam e de descadastro altíssima, prejudicando diretamente sua reputação de sender IP.
Quarta, Julho 22, 2015